O Uso do Microfone

Ultimamente tenho notado que grande parte dos alunos de canto não sabe se portar usando um microfone.

O problema vem de longe, pois a idéia inicial do canto era não usar microfone (pois o mesmo não existia) e assim, saber utilizar a potência vocal, projeção e ressonância, para que as pessoas pudessem ouvir o cantor.

O fato é que, naquela época, o cantor era acompanhado por uma orquestra, ou um conjunto de cordas, ou algo assim, e não uma banda.

Hoje temos bateria, guitarra, baixo, teclado, piano, metais, e outros instrumentos, e a voz realmente não projeta a potência de um instrumento elétrico, portanto é necessário o uso do microfone.

O microfone deve ser um auxiliador do cantor, e não um "milagreiro", ele não corrige nada, ele apenas mostra a verdade (se bem ajustado, é claro).

Para isso, o cantor precisa ter a idéia de projetar ainda o seu som, mas agora, para o microfone, este, deve estar há uma certa distância da boca, mas o controle de volume, de forte e fraco, esse vem do cantor, e não do microfone.

Alguns cuidados com o microfone:

- Nunca deixe que ele caia no chão, a cápsula do microfone é algo frágil, e se amassada, estraga a sonoridade do mesmo;

- Evite tapar a capsula com as mãos, quando não estiver cantando, pois gera microfonia, e quando estiver cantando, atrapalha a articulação da fala;

- Ajuste o som do microfone de forma que você se ouça, nem mais, nem menos, o canto deve ser livre, sem esforço para superar os instrumentos, se o mic estiver baixo, você ficará cansado tentando aumentar o volume da voz.

Bom proveito, e bom ensaio!! Vamos fazer música!!

Abraços

Débora Abreu
01/12/2009
14:21