Para que uma pessoa cante ou toque bem, é preciso uma base auditiva que muitos alunos não tem. Por isso, eu costumo trabalhar essa base, como memória auditiva, percepção auditiva, estruturas rítmicas, muito antes de sair diretamente para a música.
No entanto, como a maior parte dos alunos já são adultos, eu costumo trabalhar toda essa base já com a música. Por exemplo, nas aulas de violão, tudo que o aluno precisa aprender no instrumento, já é trabalhado junto com a música (prática) e a parte teórica. Fazendo com que o aluno ganhe habilidades musicais durante o processo de tocar o instrumento.
No canto funciona da mesma forma. Um aluno sem percepção auditiva não conseguirá reproduzir notas, ritmos, e muito menos cantar. É preciso trabalhar essas bases, antes mesmo de sair fazendo exercícios de voz, vocalizes, e repertório. Mas também, é preciso estimular a parte musical, então muitas vezes já coloco repertório para aprender, antes mesmo da técnica vocal.
Claro que cada aluno possui um processo de aprendizado diferenciado, e isso é importante perceber na hora de dar uma aula efetiva.
Meu principal objetivo é que o aluno aprenda! Se ele for capaz de reter conhecimento, e até de passá-lo para frente, aí houve um processo de aprendizagem. Tento fazer as aulas interessantes, e sempre direcionado com o objetivo do aluno, incluindo repertórios.
Então são essas as áreas que tenho focado:
- Percepção Auditiva
- Interesses do aluno
- Técnica do instrumento
- Repertório
Espero ter esclarecido um pouco, e estou disposta a responder qualquer dúvida.
Boa semana!