Cuidados Com a Voz

Também chamado de "Saúde vocal" ou "Higiente vocal", os cuidados com a voz devem ser constantes, principalmente para aqueles que utilizam a voz constantemente.

Como ainda percebo muitas dúvidas do que seria a VOZ, pense no seguinte, a voz seria a qualidade do som da sua fala, e não a fala em si. Por exemplo, quando você está rouco, está com um problema na voz, e não na fala (apenas acertando o vocabulário hehe).

Essas normas básicas devem ser seguidos por todos, mas principalmente aqueles que utilizam a voz profissionalmente, como cantores, professores, juízes, advogados, radialistas, jornalistas, e outros.

  • Não fume. O fumo prejudica muito o aparelho vocal. A fumaça quente do cigarro agride todo o sistema respiratório, as pregas vocais, os pulmões. Faz aumentar o pigarro, e a tosse em decorrência da secreção.
  • Evite bebidas alcoólicas, pois o álcool irrita o nosso aparelho vocal. Ele resseca a garganta, e causa um "anestesiamento" inicial das pregas vocais, o que gera o abuso vocal, e consequêntemente a lesão.
  • Evite Pigarrear ou "raspar" a garganta. Isso faz com que a secreção aumente, e ainda pode gerar uma lesão na região das pregas vocais. Beba bastante líquido (água de preferência), e aos poucos o pigarro vai diminuindo.
  • Não grite, nem fale mais alto que os outros (competição sonora). Em locais aonde há som alto, ou muitas pessoas conversando, não agrida sua voz tentando falar mais alto, ou gritando para chamar atenção. Isso só vai trazer desconforto e talvez uma lesão em suas pregas vocais. Se precisar, utilize seus ressoadores para aumentar o volume, mas não grite.
  • Alergias, ar-condicionado e auto-medicação podem prejudicar sua voz. As alergias, rinites, sinusites acabam piorando nossa situação vocal, e a auto-medicação pode gerar alteração no trato vocal. Procure um médico sempre que sentir alguma alteração em sua voz, e não tome remédios por conta própria.
  • Sprays e pastilhas sem prescrição médica podem ter o mesmo efeito do álcool, e mascarar a dor de garganta, fazendo com que você abuse dela.
  • Alterações no sono podem gerar rouquidão e perda de alguns agudos para os cantores. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para uma boa voz.
  • Pratique exercícios físicos, mas evite falar durante o exercício, pois durante o mesmo ocorre um aumento no fechamento das pregas vocais. O ideal seriam exercícios como natação, caminhadas, ginástica sem impacto, alongamentos e ioga.
  • Alterações hormonais podem gerar alteração na voz, principalmente no período pré-menstrual da mulher, e nos primeiros dias da menstruação. O desconforto é gerado por um pequeno edema nas pregas vocais, levando a rouquidão leve, voz pesada ou fadiga vocal. Por isso, evite cantar durante esses períodos.
  • Alguns problemas de voz estão diretamente ligados a conflitos psíquicos. Por isso, em alguns casos, o tratamento conjunto com um psicoterapeuta é importante.

Cuide bem da sua voz. Ela diz muito a respeito de você, e precisa de cuidados especiais. Qualquer rouquidão, ou problemas relacionados à voz, procure um fonoaudiólogo, ele poderá lhe auxiliar.

Este texto foi produzido com o auxílio do livro: Fundamentos em Fonoaudiologia: Tratando os distúrbios da voz. Sílvia M. Rebelo Pinho. Editora Guanabara Koogan.

Boa semana a todos!

Débora Abreu
18/03/2008
11:10