A forma como é ministrada a aula de canto é sempre algo muito curioso para aquele que nunca fez essa aula.
Assim como funcionam os instrumentos musicais, em uma primeira aula, aprende-se, por exemplo, como funciona o violão, suas partes, os nomes das cordas, e assim por diante. Na aula de técnica vocal, ou canto, entendemos da mesma forma, precisamos primeiro conhecer o nosso instrumento, para saber, depois, o quê poderemos fazer com ele, e de que forma usar.
- RESPIRAÇÃO : é parte da aula. Para se cantar bem, precisamos saber usar, e saber o quê pode fazer a respiração para a pessoa que canta. Pense: se não tiver ar, um sax, por exemplo, fica desafinado, certo? Assim somos nós!
- LARINGE: precisamos saber como funciona, e como trabalhar as "cordas vocais", cujo nome correto seria Pregas Vocais. Ela dá o som da nossa voz, e pode também ser trabalhada!
- RESSONÂNCIA: esse trabalho vai dar a característica da nossa voz, assim como a qualidade do nosso som!
Além disso, trabalho com a articulação, afinação, postura, interpretação, e claro, o mais importante:
- REPERTÓRIO : Esse, é o aluno quem traz para as aulas, e assim damos dinâmica e realizamos um trabalho proveitoso, e com o gosto de cada aluno.
Além disso, trabalho com gravação do aluno, como metas a serem alcançadas, e com música, leitura de partitura e solfejo, segundo a vontade de cada aluno!
Ou seja, a aula de canto é uma forma prazerosa e estimulante de se vivenciar o mundo musical, além de colaborar com a cultura do nosso querido país!
Abraços e boa semana!