A tensão e o canto

Semana passada estava dando aula de canto, e comecei a falar sobre a necessidade de se cantar relaxada. A tensão nos tira a concentração, nos faz errar a letra, faz cantar com a voz tensionada, e o pior, pode trazer lesões às nossas "cordas vocais" (coloco entre aspas pois o nome correto é pregas vocais).

Mas enfim, um dia de conflitos e estressante pode mudar completamente nossa forma de cantar. Lembro-me uma vez, que precisei fazer um solo, mas não dormi nada na noite anterior, o resultado: a voz estava horrível, meus agudos estavam com pouca potência e ainda estava com a respiração alterada. Na época eu cursava Fonoaudiologia, e por acaso, minha professora de voz foi me ver cantar, e perguntou: Você dormiu bem noite passada? Ela já tinha percebido a diferença.

Então, são vários fatores que atrapalham a nossa qualidade vocal, entre eles, a tensão. A musculatura precisa estar relaxada para que possa trabalhar bem. Ao mesmo tempo, não pode estar relaxada demais...é um ponto que vc aprende quando faz aulas...

Outro fatores são: a comida que você comeu (leite, chocolates, cremes, etc.), os hormônios, o período menstrual, alergias, abusos vocais...entre outros.

O fato é que, você precisa se preparar bem, para cantar bem.

=)

boa semana!!

Débora Abreu
11/02/2008
17:04