Com frequência me perguntam assim: Débora, sou desafinado, e nunca cantei na vida, tem jeito pra mim?
Antes, vamos esclarecer o conceito Afinação. Segundo o dicionário Michaelis, afinado é aquele que recebeu afinação (instrumento), estando assim concorde com outros instrumentos, ou músico que se afinou; que está no devido tom. Então um desafinado é aquele que está fora dos outros instrumentos, ou vozes, que está destoante, dissonante.
Existem dois motivos básicos para uma pessoa ser desafinada:
O primeiro seria a falta de musicalização. A pessoa que não tem conhecimento musical algum (não tem ritmo, melodia alguma na voz, e outros pré-requisitos), vai sentir dificuldade em cantar e fazer aula de canto. Pois existem alguns pré-requisitos para você conseguir executar o exercício mais fácil, e talvez precise, antes, iniciar um trabalho de musicalização, memória auditiva, para depois entrar no canto mesmo. Desenvolver um trabalho auditivo é muito importante, senão fundamental, para que uma pessoa venha a conseguir afinação. Sem ouvir, é impossível ser afinado.
Outro motivo está ligado diretamente à técnica de canto, que é a respiração e o suporte respiratório. Enquanto a pessoa não desenvolve a musculatura diafragmática, para sustentar a respiração, ela vai apresentar uma desafinação, muitas vezes em notas longas.
Mas é um erro pensar que, basta ser afinado para cantar bem. O canto vai muito além da afinação, existe um trabalho vocal e de persepção auditiva muito forte, que pode modificar bastante a forma de cantar, e consequentemente, a qualidade e características da voz.
Então, se o seu caso for desafinação, um bom começo é fazer uma aula de música, de qualquer instrumento, isso já vai te ajudar bastante, ou até mesmo cpmeçar pela aula de canto, aonde o seu professor saberá direcionar a aula, e te dar uma base para começar suas primeiras notas, bem afinadinhas !
Boa semana a todos!