Todos sabem que existem os cinco sentidos, e geralmente trabalhamos quase todos ao longo da nossa infância. Mostramos as cores, formas, cheiros, sabores, testuras, e tantas outras coisas para nossos bebês.
Mas muitas vezes nos falta mostrar às nossas crianças as notas musicais. Geralmente só se aprende isso em uma aula de música. Ou nem precisava ser as notas musicais, mas os sons diferentes, do violão, do piano, do sino. Então formamos crianças com pouca percepção auditiva, ou quase nenhuma percepção. Sabe geralmente diferenciar os sons dos animais, que são mais comuns de serem ensinados.
Então muitas pessoas me perguntam, como vou melhorar meu ouvido? Mas a pessoa nem gosta de ouvir música!! Fica bem complicado isso. Mas precisamos voltar ao início, aprender a ouvir as notas, os sons diferentes, e melhorar essa percepção, assim como aprendemos as cores, precisamos diferenciar os sons. E como se faz isso?
Bem, se você tem uma criança em casa, já comece com um teclado, mostrando as notinhas diferentes, isso vai criar um bom ouvido no seu filho (a). Mas se você já é um adulto? Pode fazer o mesmo. Claro que para a criança o trabalho é mais lúdico, para o adulto, esse trabalho deve ser mais lógico, realmente ouvindo, e percebendo cada som. É preciso ter calma, paciência, e relaxar a mente, para aprender coisas novas!
Tente assim: coloque uma música (de preferência orquestrada), e veja se consegue diferenciar os sons. Caso queira algo diferente, assista esse vídeo.http://www.frequency.com/video/high-note-chuck-jones-warner-bros-1960/86092255/-/5-15889 e se divirta, e tente prestar atenção nos diversos instrumentos, alturas, intensidades.
Espero que tente e se divirta!