O álcool nas cordas vocais

Atualmente, as cordas vocais são chamadas de pregas vocais. Isso porque, achava-se que essa estrutura era solta no meio, e presa nas pontas, como uma corda de violão. Hoje sabe-se que elas são presas, e vibram, como pregas, e não como cordas. Você pode ver nesse vídeo como elas são e saber mais sobre a função da Laringe.

Pois bem, existe um mito que diz, que, se você tomar uma colher de wisky antes de cantar, que limpa as cordas vocais. Olha o que aconteceu comigo há anos atrás: lá estava eu, rouca, precisando cantar, fui e tomei a colherzinha de wisky, na hora, minha voz voltou, e parei de sentir dor, cantei, e no final, estava totalmente sem voz. Não rouca, mas totalmente sem voz.

Mais tarde fui saber o por quê. O álcool disfarça e inibe a dor nas pregas vocais, e faz com que a gente force mais ainda na hora de cantar. Ela resseca também o muco que reveste a estrutura vocal, o que faz aumentar aquele som ríspido da voz.

O álcool faz mal à voz, e por isso, deve ser evitado, principalmente antes de cantar. Produtos para a garganta que contém álcool também fazem mal e apenas mascaram a  dor e o problema. 

Por isso, ao sentir dor, ou rouquidão, evite cantar. Beba bastante água, para hidratar toda a sua estrutura vocal, e também a faringe. A hidratação é o melhor que existe para sua saúde vocal.

Boa semana a todos.

Débora Abreu
19/08/2008
09:05