Como alguns já sabem, é muito importante conhecer o seu instrumento quando se é músico. Poucos cantores conhecem seu instrumento de forma profunda, e acabam lesionando músculos por falta de conhecimento. Resolvi então escrever um breve resumo, falando sobre a musculatura vocal.
Existem dois músculos muito importantes, o Tireoaritenóideo (TA) e o Cricotireóideo (CT). De forma bem simples, o TA é responsável pelo que chamávamos de voz de peito, pois ele tem força e massa muscular, e é o músculo vocal, ou prega vocal em si. O CT é um músculo de apoio, que vai proporcionar o alongamento do TA, fazendo assim, as notas de voz de cabeça, e também o falsete. Essas musculaturas trabalham juntas, para compor a sua extensão vocal.
Saber usar esses músculos de forma correta ajuda o cantor a melhorar muito sua performance e a resistência vocal, evitando rouquidão, cansaço extremo, e outros problemas vocais.
Procure um profissional em fisiologia vocal e canto, e aprenda a utilizar bem seu instrumento. Lembrando que a voz é um instrumento sem reposição, precisamos cuidar bem dela.
Coloquei acima os links dos vídeos, para você assistir como funcionam os músculos.