Instrumentos de sopro x canto ?

Ontem eu estava na minha aula, de Clarinete, porque sim, eu estou fazendo aula de Clarinete, e estou achando o maior barato!!! Então, estava eu em minha aula, quando o professor começou a falar de canto!  Ele sabe que sou professora de canto, e foi me falar da relação do canto e do instrumento de sopro.

Claro que eu, como flautista, já tinha pensado nisso. Acontece que, eu senti uma dificuldade maior na hora de tocar clarinete, do que na hora de tocar flauta.

O que ele colocou foi o seguinte, na hora que você está tocando um instrumento de sopro, a gente deve usar a mesma musculatura, postura, ressonância, e até articulação do canto, mas, as nossas pregas vocais, são substituidas, no caso, pela palheta , que vibra para produzir som.

Quando resolvi aplicar a técnica de canto, na hora, TANAAAAN, um som muito legal saiu, e consegui produzir o que estava tentando há 1 semana!! Claro que o professor não fez nenhum milagre, mas atentar para algumas coisas, na hora de cantar, ou de tocar, nos faz melhorar, e muito!

Volto a afirmar o seguinte, assim como nos instrumentos de sopro, e no canto, a respiração é fundamental. Para que haja afinação, tem que existir uma pressão de ar, tanto no instrumento de sopro, quanto para se cantar uma música.

Resumindo toda a história: se você toca instrumento de sopro, ou canta, esteja sempre consciente de sua respiração, alguns exercícios podem te poupar muito tempo e esforço, na hora de aprender e executar suas músicas!

Espero que isso seja tão válido para você quanto foi para mim!

Abraços musicais! Wink

 

 

Débora Abreu
06/03/2008
10:18