Dicas para Melhorar os seus agudos

Os agudos sempre foram problema, tanto para quem canta, como para quem toca, por exemplo a flauta transversal. A gente tenta colocar bastante ar, porque precisa para chegar nos agudos, mas sai esquisito. E na voz? A maioria tenta colocar força, achando que ela vai ajudar a melhorar os agudos. Na verdade, para quase todos os casos, colocar força é o que mais atrapalha de chegar nos agudos.

Então, gosto de trabalhar com algumas coisas que vão facilitar sua vida. Vou comentar apenas 3 delas.

  1. Laringe abaixada: para se conseguir bons agudos é preciso abaixar a laringe, e não subir, como alguns fazem. Quanto mais você conseguir deixar abaixada, mais fácil será produzir o som. Tente fazer bocejos agudos, bem leves, ou exercícios de espaguete (puxando o ar pela boca) e em seguida produzir uma nota aguda, começando pelo falsete.
  2. Espaço faríngeo: abra bem o fundo de sua garganta, para relaxar e liberar o espaço para os agudos.
  3. Comece exercícios com falsetes ou voz de cabeça leve, para diminuir a força do TA e fazer o alongamento do TA usando o CT. Assim será mais leve e fácil começar a treinar os agudos.

Apenas algumas dicas para começar. Evite esforço, isso pode lesionar sua musculatura. E tenha sempre em mente que um bom cantor precisa sempre estar relaxado.

Bom treino

 

 

Débora Abreu
20/02/2016
10:10